Histórico

 Ordem Cronológica

Pavilhão do Comando do 3º BPM em 1982

23 de Julho de 1936 
Criação do 2º Batalhão de Infantaria da Força Policial em Maceió/AL, sendo deslocado para Santana do Ipanema/AL, tendo como primeiro comandante o Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão, maior inimigo conhecido do cangaceiro Lampião. 

28 de Julho de 1938 
A famosa volante do Tenente João Bezerra da Silva põe fim ao cangaceiro Lampião e seu bando. Após o massacre de Angicos e voltando a paz ao Sertão, o 2º Batalhão foi reinstalado em Maceió/AL. 

Volante do Tenente João Bezerra em 1938

08 de Janeiro de 1961 
Novamente devido ao clima de intranqüilidade, o 2º Batalhão retorna à cidade de Santana do Ipanema/AL. 

31 de Julho de 1962 
Retomada a paz em Santana do Ipanema/AL, o 2º Batalhão retorna à capital alagoana com sede nas instalações da atual Academia de Polícia Militar de Alagoas , tendo como locação, onde hoje está instalado o auditório. 

Atual academia de Polícia Militar de Alagoas,
onde antigamente sediava-se o 2º Batalhão

24 de Março de 1977 
O 2º Batalhão é transformado em 3º Batalhão de Polícia Militar e recebe o nome de “Batalhão Coronel Lucena”, em homenagem ao seu primeiro comandante. 

Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão 
1° Comandante do antigo 2° Batalhão (Atual 3° BPM)

23 de Outubro de 1982 
O 3º BPM é deslocado para a cidade de Arapiraca/AL, para atuação no Agreste e Sertão do Estado de Alagoas, com um efetivo inicial de aproximadamente 350 homens, e um busto em homenagem ao Coronel Lucena Maranhão, é erguido em sua sede. Nesta data é comemorado o aniversário da Unidade em Arapiraca. 

3º Batalhão em 1988 (Ainda sem o letreiro em concreto)

Ano de 1992 
É denominado “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião em 28 de julho de 1938. 

À época 1° Tenente da Polícia Militar de Alagoas
João Bezerra da Silva

Também no ano de 1992 
É criado o 7º BPM em Santana do Ipanema/AL, para atuação no Sertão do Estado, herdando a antiga denominação do 3º BPM: “Batalhão Coronel Lucena”, e o busto erguido em Arapiraca é transferido para Santana do Ipanema, onde permanece até os dias atuais. 

Coronel PMAL José Lucena de Albuquerque Maranhão 
Maior desafeto conhecido do cangaceiro Lampião

Portal de entrada do 3º Batalhão em Arapiraca

Últimas Notícias

.

.